Connect with us

SOCIEDADE

Casos de incêndio caem 52% no 1.º semestre em Nampula

Publicado há

aos

SENSAP atribui redução às campanhas de sensibilização nas comunidades e escolas

O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) na província de Nampula registou uma redução significativa nos casos de incêndios durante os primeiros seis meses de 2025. Foram contabilizados 11 incidentes contra 23 no mesmo período do ano passado.

O porta-voz da instituição, Abílio Chinaí, atribui a diminuição de mais de 50% às acções de sensibilização levadas a cabo nas comunidades. “Dos 11 casos registados este ano, 10 ocorreram em estabelecimentos comerciais e apenas 1 numa residência. Isso demonstra que as nossas palestras e acções educativas estão a surtir efeito”, destacou.

Chinaí afirmou que, actualmente, decorre uma campanha específica nas escolas, com o objectivo de educar os alunos sobre os perigos dos incêndios e afogamentos. “Estamos a trabalhar com os petizes para que cresçam conscientes e saibam como reagir ou evitar situações de risco”, explicou.

Apesar dos avanços, o porta-voz manifestou preocupação com a morosidade na comunicação por parte da população em caso de emergência. “Muitos ainda acreditam que o SENSAP cobra pelos serviços, o que não é verdade. Nós só conseguimos agir rápido se formos notificados a tempo”, advertiu.

Chinaí apelou à colaboração da população: “Sempre que identificarem uma situação de risco, devem ligar para os bombeiros. Os serviços são gratuitos. A segurança de todos depende da prontidão com que actuamos, e essa prontidão começa com a informação.” Redacção

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas