DESPORTO
Basquetebol feminino: Com garra e experiência, Velhas Glórias levam Nampula ao torneio de basquetebol em Angola
A equipe Velhas Glórias de basquete feminino, formada por atletas com idades a partir dos 40 anos, irá representar nosso país em um torneio internacional de basquetebol de mulheres com 40 anos de idade, que irá decorrer de 15 a 20 deste mês em Luanda, Angola.
Neste Domingo (10.11.2024), a equipe realizou o seu último treinamento nas instalações do Instituto Industrial e Comercial de Nampula, onde jogadores e comissão técnica demonstraram confiança em conquistar bons resultados na competição.
É a estreia de uma equipe de basquete feminino da província de Nampula, no Norte de Moçambique, em um torneio internacional voltado para mulheres com 40 anos de idade ou mais.
Yolanda Napoleão, uma das atletas, declarou em conversas com a imprensa que está optimista em relação à vitória. Mesmo com sua equipe composta por mulheres acima dos 40 anos, elas demonstram uma energia vibrante que pode trazer alegria ao país.
A equipe de Nampula participa do torneio internacional de Basquetebol em Lugar devido a um convite enviado por aquele país de língua portuguesa.
“A equipe de Velha Glórias recebeu um convite de Angola para participar do torneio de basquete de 2024. Actualmente, estamos nos preparando, conseguimos um patrocínio e em breve partiremos para Angola, onde encontraremos outras mulheres acima de 40 anos que ainda praticam o basquete”.
Yolanda comentou que a participação neste campeonato, que normalmente é voltado para mulheres acima de 40 anos, simboliza uma conquista para a região Norte de Moçambique.
“Isso representa uma conquista significativa, especialmente pelo facto de que, pela primeira vez, a região Norte do país estará se apresentando em âmbito internacional nessa modalidade. As equipes das regiões Centro e Sul já tiveram diversas oportunidades de nos representar, mas a zona Norte está participando dessa forma pela primeira vez, portanto, para nós, isso é uma vitória”.
Yolanda Napoleão afirma que as mulheres na faixa dos 40 anos buscam, por meio de sua participação no torneio internacional, transmitir uma mensagem às futuras gerações de que ainda é possível manter a prática do desporto, neste caso, o basquete mesmo após essa idade.
“Continuamos a praticar e desejamos que na província de Nampula o basquetebol se popularize amplamente”, comentou Yolanda Napoleão.
Nalia Rafael, uma das atletas das Velhas Glórias, afirmou em entrevista que a sua equipe merece um prêmio. Ela explicou que os preparativos começaram em Junho, logo após receberem o convite. “Iniciamos os treinamentos para este torneio em Junho, assim que fomos convidados para o torneio de Basquete 2024. Tivemos que correr atrás de patrocínio, pois já estava um pouco em cima do prazo, mas, graças a Deus, conseguimos o apoio. O patrocinador merece os parabéns, assim como a cidade de Nampula. Acredito que a equipe está em um nível avançado para conquistar a vitória”.
Cacira Ali Saide, a técnica da equipa , afirma que as atletas e toda a equipe estam prontas para alcançar a meta nesta participação internacional, que é de ganhar o torneio e trazer em casa o prémio.
“Estamos nos preparativos há bastante tempo para este convite que recebemos, e a equipe está em óptimas condições. Em termos técnicos, estamos prontas para o desafio que iremos enfrentar em Angola e temos a expectativa de vencer”, afirmou Cacira Ali Saide, que expressou sua honra em representar Nampula no torneio internacional em Angola.” Sentimo-nos honradas por representar a região Norte neste torneio internacional de basquetebol feminino para mulheres acima de 40 anos. Para nós, é uma grande responsabilidade e estou confiante de que daremos o nosso máximo, retornando com uma vitória. Estamos preparadas para isso”.
A viagem para Angola das Velhas Glórias recebe suporte financeiro do candidato à Governador do partido que saiu vitorioso nas eleições de 9 de Outubro, a Frelimo, Edardo Abdula, popularmente conhecido como Tio Salimo. Elina Eciate
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas