Connect with us

DESTAQUE

Alerta vermelho: Crise de sangue se agrava no HCN em meio a tensões pós-eleitorais

Publicado há

aos

– HCN lança apelos para uma campanha urgente de doação de sangue

O Hospital Central de Nampula (HCN) relatou a falta de sangue em seu estoque para atender à demanda durante o período festivo, época em que há registos de aumento no número de pacientes que necessitam desse recurso vital.
Actualmente, a maior unidade de saúde do Norte do país dispõe de apenas 47 bolsas de sangue, enquanto mais de 200 são necessárias.
De acordo com Anselmo Vilanculos, director clínico do hospital, durante uma colectiva de imprensa sobre a preparação da unidade, as manifestações contra os resultados das eleições impactaram negativamente as campanhas de doação de sangue, afectando assim o trabalho de doação de sangue.
“Nós normalmente começamos no mês de Outubro, a tentar preparar um estoque suficiente de sangue para podermos enfrentar a quadra-festiva, infelizmente, muitas campanhas foram canceladas, porque não havia condições para poderem ser realizadas, seja porque as equipes não conseguiam deslocar-se até aos locais, ou porque mesmo estando nos locais, não havia afluência do público para poder fazer a doação, por isso, o nosso estoque de sangue neste momento não está como nós gostaríamos que estivesse, para poder enfrentar esta situação” disse o clínico.
Actualmente, em situações de pacientes que precisam de transfusões, o hospital tem priorizado a reposição de sangue através da doação por familiares, caso estes estejam em necessidade.
No entanto, essa abordagem não é viável, pois se trata de um hospital central onde muitos pacientes chegam sem acompanhantes e a instituição deve assegurar a disponibilidade de sangue para todos. Para resolver a escassez de sangue, Anselmo Vilanculos fez um apelo a organizações e indivíduos solidários, incentivando-os a se dirigirem às Unidades Sanitárias para realizar doações de sangue.
“Neste momento em que temos uma paz relativa, as nossas equipas já estão no terreno a fazer de tudo para conseguir colher a maioria possível das Unidades Sanitárias que possam nos deixar minimamente preparados para dar resposta. Temos uma campanha a decorrer, mas achamos que não é suficiente para aquilo que gostaríamos que fosse nosso nível de estoque” disse o clínico, para o qual, “estamos disponíveis se há alguma instituição religiosa, escola, organização, associação e outras, que estejam disponíveis para poder doar sangue, nós estamos em condições de mandar os técnicos, temos os insumos necessários, falo de saco de colheita, testes para podermos fazer o nosso trabalho, o que não temos neste momento, são as pessoas para doar sangue”. Em relação à preparação para a quadra festiva em curso, o director clínico do HCN afirmou que já foram formadas equipes de suporte técnico , além das rondas habituais. O director Clínico informou a formação de uma equipe da direcção que actuará continuamente durante a quadra festiva, operando 24 horas por dia.
“Em termos daquilo que são os insumos requeridos neste período, os medicamentos vitais essenciais, estão disponíveis, o que nós temos de gesso é suficiente para poder cobrir completamente a quadra-festiva e os demais consumíveis do laboratório para as questões básicas, nós estamos preparados assim como o material do bloco operatório” garantiu Vilanculos.
O Hospital Central de Nampula advertiu que, se a cidade continuar a enfrentar protestos semelhantes aos dos últimos dias, poderá ficar sem condições para oferecer qualquer tipo de atendimento.
“Se nós tivermos depois do dia 23, situação similar a que vivemos, nós dias passados, provavelmente poderemos ter algum problema, em algum momento nas equipes, porque são pessoas que vivem nas comunidades e necessitam de transporte público como qualquer outro cidadão, e quando existem restrições de circulação, também os profissionais de saúde não escapam” considerou. Celso Alfredo

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas