Connect with us

SOCIEDADE

Activista Sismo Eduardo foge de casa após residência ser cercada de madrugada de Domingo

Publicado há

aos

O activista e apresentador Sismo Eduardo, conhecido pelas denúncias que faz, foi forçado a abandonar a sua residência na madrugada deste domingo (23), depois de o local ter sido alegadamente cercado por indivíduos desconhecidos. A situação foi denunciada pela Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos (RMDDH), através de um comunicado publicado na sua página de Facebook.

Segundo a organização, Sismo Eduardo tem vindo a receber ameaças de desconhecidos e viu-se obrigado a fugir “em busca de segurança” quando a sua casa foi cercada. Os motivos continuam desconhecidos.

O Rigor apurou, contudo, que o activista que também é apresentador de programa de televisão,  tem abordado vários temas de actualidade, incluindo casos considerados “quentes” e possíveis violações dos direitos humanos, o que o tornou numa das vozes mais ouvidas e seguidas na província de Nampula. No seu programa, Sismo tem levado ao debate assuntos que envolvem comunidades, instituições públicas e actores locais, frequentemente dando visibilidade a denúncias que não chegam aos mecanismos formais.

Até ao momento, não há informações sobre a identidade dos suspeitos nem sobre as motivações por detrás do cerco. Fontes ligadas à sociedade civil indicam que Sismo Eduardo encontra-se, por agora, em local incerto, enquanto procura garantir a sua segurança.

O caso reacende preocupações sobre o espaço cívico em Nampula e o clima de intimidação enfrentado por activistas e comunicadores que se dedicam à denúncia de temas sensíveis.

O rigor continua a seguir o assunto. Redacção 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas