POLÍTICA
Abiba Abá pede à polícia para servir ao Povo e a Democracia no dia 9 de Outubro
A candidata da Renamo ao cargo de governadora de Nampula encerrou a campanha eleitoral pedindo à polícia da República de Moçambique que tenha um maior compromisso com o estado e que evite intimidar os eleitores no dia 9 de Outubro.
Abiba Abá espera que a polícia cumpra sua função de maneira clara e honesta. Abiba Abá afirmou que a polícia deve manter-se afastada das urnas, conforme a legislação eleitoral, que estabelece uma distância de 300 metros em relação às mesas de votação.
“Apelamos a polícia da República de Moçambique, que no dia 9 de Outubro, não disparem no povo, evitem trazer blindados para nos ameaçar, não tragam militares para nos intimidar, nós sabemos que isso pode vir acontecer, e temos a polícia aqui ao nosso redor, devem ouvir todos, não queremos nenhum polícia nas mesas de voto, porque mesmo com arma de fogo, não vamos tolerar, vamos velar pelo nosso voto até terminar a contagem de voto.”
O encerramento da campanha eleitoral da Renamo foi marcado por desabafos. Abiba Abá relatou que, ao longo do período de campanha, passou a receber notificações da Procuradoria da República, o que ela considera uma forma de perseguição política. Além disso, Abiba afirmou ter sido convocada pela procuradoria para prestar depoimento no dia 9 de Outubro, que curiosamente é também o dia da votação, facto que a deixa bastante apreensiva.
“Quero que todos vocês saibam, que eu estou a sofrer ameaças de morte, de prisão, igualmente ameaças da procuradoria-geral da República, recebo várias ligações, a dizer que devo ser ouvida, mas para o meu espanto, a ligação que me deixou mais preocupada é do dia 9 de Outubro, para ser ouvida, uma vez que no dia 9 é um dia de votação. Como eu, na qualidade de cabeça-de-lista, não posso ir votar para ir responder na procuradoria, é possível?”, relatou, ressaltando que esse tipo de notificação tem sido frequente desde o início da campanha eleitoral em Agosto.
“Esta perseguição, não começou agora, começou desde o momento que souberam que Abiba é cabeça-de-lista na província de Nampula. Por ser uma mulher, no meio de três homens, então isso quer dizer que sou forte, e eles têm medo, porque sabem que essa mulher vai ganhar, aliás, é preciso terem medo mesmo, porque nem com essas manobras, nem com roubos, o adversário não terá sucesso, porque se for voto limpo, justo e transparente a RENAMO, aqui na província de Nampula ganha, sem sobressaltos.”
Abiba, tirou alguns minutos para o balanço de pedido ao voto, durante todo o processo da campanha eleitoral.
Abiba dedicou alguns minutos para avaliar o decurso da campanha eleitoral, tendo feito um balanço bastante positivo.
“Terminamos com sucesso, porque não tivemos falta de pessoas na nossa campanha, tivemos sucesso no pedido de voto, toda casa, onde batemos a porta a pedir voto, fomos garantidos, não houve nem uma pessoa que nos contestou. As pessoas foram claras, que querem a RENAMO e Ossufo Momade: Isso é positivo para nós.” Elina Eciate
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas