Connect with us

SOCIEDADE

À moda “grupo 15” Polícia rapta um jovem acamado apoiante do VM7 e mantém em seu “cativeiro”

Publicado há

aos

A polícia da República de Moçambique, na cidade de Nampula, está envolvida em um novo caso de sequestro, tendo como vítima, mais um apoiante do ex-candidato presidencial nas eleições de 9 de Outubro do ano passado, Venâncio Mondlane.
O caso envolve o sequestro de Ernesto Muaculete, que, no momento do ocorrido, por volta das três horas da manhã deste Sábado (08.02.2025), estava deitado, sofrendo com hemorróidas.
Segundo relatos de pessoas próximas, no momento do incidente, a esposa e a filha mais velha não estavam em casa, pois haviam saído para acompanhar duas crianças gémeas que, por ironia do destino, naquele momento estavam com febres altas e precisaram ser levadas ao hospital com a ajuda de vizinhos.
O sequestro foi organizado usando o modus operandi do renomado bando de criminosos de Nampula, identificados como grupo 15. Segundo Gamito dos Santos, activista dos direitos humanos e líder da organização KÓXUKHURU, que opera na área dos direitos humanos, em Nampula.
“O casal de gémeos de Ernesto acordou, antes das 3 horas da manhã, com febres altas, levando a eles a decidir levá-los ao hospital. No entanto, Ernesto estava incapacitado, queixando-se de hemorróidas e não conseguindo se levantar. Assim, a sua esposa, acompanhada da filha mais velha e alguns vizinhos, deixou a residência (localizada na área da memória) em direcção ao Centro de Saúde 1º de Maio, que fica a cerca de três quilómetros de casa. Ao chegarem ao hospital, por volta de 3h55-4 horas, os vizinhos informaram que a casa dela [esposa de Ernesto] estava cercada por agentes da polícia. Alguns agentes estavam no telhado, outros no quintal, e havia ainda agentes nas casas vizinhas, impedindo qualquer saída. Os vizinhos acompanharam a situação pela janela”, relatou Gamito dos Santos, acrescentando que, em seguida, os agentes da polícia arrombaram a porta e levaram Ernesto, que ainda estava deitado, para um destino desconhecido.
Gamito dos Santos relata que uma pesquisa feita pela entidade que ele representa revelou que, após o incidente, um número indeterminado de agentes da polícia levou o suspeito para o Comando Provincial da PRM.
“Após realizarmos um trabalho preliminar, chegamos à conclusão de que a polícia, novamente, utilizou a sua autoridade para prender Ernesto. Orientamos a família a preparar uma refeição e levá-la ao Comando, e a comida foi de facto recebida”, relatou Gamito dos Santos, criticando a acção policial que efectuou a prisão sem qualquer mandado judicial e em um horário que não é permitido em Moçambique, excepto em casos de flagrante delito.
“Essa agressão nos surpreende profundamente, pois, além de ser ilícita, Ernesto foi sequestrado doente, ele mal consegue se manter em pé, o que o impediu de estar ao lado dos filhos”.
Afinal, quem é Ernesto Muaculete? De acordo com Gamito dos Santos, Ernesto Muaculete é um defensor de Venâncio Mondlane. “Eu o conheci durante as Manifestações, ele estava sempre presente no Hospital Central de Nampula, fornecendo apoio e assistência às vítimas de intervenções policiais”, relatou.
Esta não é a primeira ocasião em que apoiantes de Venâncio Mondlane são presos e enfrentam situações incomuns. As duas últimas vítimas foram soltas após as denúncias do activista dos direitos humanos, Gamito dos Santos. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas