POLÍTICA
Abiba Abá promete medidas contra uniões prematuras e partos extra hospitalar
A delegada do Partido RENAMO para o cargo de Governadora na Província de Nampula, Abiba Abá Linha, assegurou as populações dos distritos de Monapo, Nacala-a-Velha e Nacarôa que, caso seja eleita nas eleições de 9 de Outubro, irá lutar contra as uniões prematuras e partos fora do ambiente hospitalar. Ela se comprometeu a implementar medidas para incentivar a educação e formação das raparigas, além da construção de hospitais com maternidades, para garantir um acesso mais facilitado aos serviços de saúde pela população.
Essas promessas foram feitas durante os vários comícios e reuniões realizados com as populações dos distritos por ela visitados.
Abiba Abá Linha afirmou durante um comício popular realizado no distrito de Nacarôa nesta Sexta-feira (2.08) que é fundamental evitar que raparigas tenham o futuro comprometido devido à ausência de políticas eficazes voltadas para a educação e consciencialização das comunidades locais sobre os riscos das uniões prematuras. Ela também se comprometeu a priorizar a educação e fazer com que todas as normas e leis presentes no Boletim da República sejam devidamente cumpridas, algo que o governo actual tem negligenciado.
“Não queremos uniões prematuras nas nossas comunidades, vamos todos nos unir contra este mal, que tem perigado o futuro das nossas raparigas” garantiu a cabeça-de-lista do Partido RENAMO.
Partos extra hospitalar
Abiba Abá Linha se comprometeu a erguer centros hospitalares com maternidades bem equipados e profissionais capacitados, visando prevenir e reduzir o número de partos realizados fora do ambiente hospitalar.
Outra questão levantada por Abiba Aba Linha é a luta contra a corrupção nos hospitais e maternidades.
“Porque é que nesses 49 anos de independência continuamos com cobranças ilícitas nas maternidades da nossa província?” Indagou Abiba Aba Linha, apontando que essa situação pode estar incentivando os partos realizados fora do ambiente hospitalar.
A cabeça-de-lista do Partido RENAMO a Governadora da província de Nampula, afirmou que se compromete a eliminar a prática de “amarrar dinheiro na capulana” como suborno para as parteiras.
Nos distritos de Monapo, Nacala-a-velha, Nacarôa e Memba, Abiba Aba Linha abordou também sobre a necessidade de criar empresas para lapidar as pedras preciosas encontradas nos diversos distritos da Província, melhorar as vias de acesso, estabelecer institutos de ensino básico e técnico profissional em Nacarôa, Nacala-a-velha e Memba, e construir barragens para garantir o abastecimento de água potável, dentre outras iniciativas. Redacção
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas